CITI LIVE - SÉRIE ESG

Environmental, Social and Corporate Governance

Vivemos um momento sem precedentes, em que pessoas e organizações começam a tomar consciência sobre a necessidade de mudanças estruturais na forma de pensar e avaliar investimentos, de modo a fazer frente à crise climática e às questões sociais e ambientais que teremos que enfrentar nas próximas décadas.

Para debater sobre desafios e oportunidades do investimento sustentável no Brasil, o Citi, em parceria com a Rhodium Consultoria, preparou uma série de cinco lives mediadas por Marcelo Marangon, CCO Citi Brasil (Live 5), Marcelo Millen, head de ECM do Banco, e Rachel Sampaio, sócia da Rhodium Consultoria e consultora do Laboratório de Inovação Financeira.

Live 1

Finanças Sustentáveis: Conceito, desafios e oportunidades

Com Carlos Takahashi, Presidente da Blackrock no Brasil, Marcelo Behar, Vice-presidente de Sustentabilidade e Group Affairs da Natura & Co e Maria Eugênia Buosi, Sócia da Resultante Consultoria e Consultora do Laboratório de Inovação Financeira sobre Finanças Sustentáveis.

A primeira live da série de transmissões especiais sobre ESG (Environmental, Social and Governance) abordou o tema de finanças sustentáveis e teve a participação de representantes da gestora BlackRock, da Natura e da Resultante Consultoria. Confira!

O Citi Brasil, em parceria com a Rodhium Consultoria, organizou uma série de cinco lives sobre ESG (Environmental, Social and Governance). A primeira, transmitida em 30 de julho, foi mediada por Marcelo Millen, head de Equity Capital Markets do Citi Brasil, e Rachel Sampaio, sócia da Rodhium.

Eles conversaram sobre Finanças Sustentáveis: conceitos, oportunidades e desafios com Carlos Takahashi, presidente da BlackRock no Brasil, Marcelo Behar, vice-presidente de Sustentabilidade e Group Affairs da Natura & Co, e Maria Eugênia Buosi, sócia da Resultante Consultoria e consultora do Laboratório de Inovação Financeira.

Durante a transmissão, os participantes compartilharam a crescente preocupação da sociedade mercado com esses princípios, além de apresentar a visão das empresas e dos investidores sobre o tema.

As iniciativas de ESG são uma evolução no processo de criação de valor sustentável para as companhias. A adoção dessas práticas reduz a volatilidade dos resultados financeiros e aumenta o retorno para os stakeholders.

Marcelo Millen, head de Equity Capital Markets do Citi Brasil.

Live 2

Investimento de Impacto: Compreendendo o Ecossistema e os Benefícios

Com Beto Scretas, diretor-executivo da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto da ICE, Helena Masullo, sócia da Wright Capital, e Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B Brasil e diretor-executivo do Sistema B Internacional.

Citi Live reuniu especialistas da Aliança pelos Investimentos, Wright Capital e Sistema B para discutir Investimento de Impacto.

Na segunda live da série de Citi Lives sobre ESG, o tema discutido foi Investimento de Impacto: Compreendendo o Ecossistema e os Benefícios. Os painelistas foram Beto Scretas, diretor executivo da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto – ICE, Helena Masullo, sócia da Wright Capital; e Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B Brasil e diretor-executivo do Sistema B Internacional.

Os mediadores foram Marcelo Millen, Head de Equity Capital Markets do Citi Brasil, e Rachel Sampaio de Andrade, sócia da Rodhium Consultoria e consultora do Laboratório de Inovação Financeira. Juntos, eles discutiram os conceitos de investimento de impacto, como as empresas estão se organizando nessa frente e como os investidores veem essa nova forma de alocar seus recursos.

Durante o evento, Marcelo Millen reforçou a importância desse tema para o Citi:

O investimento de impacto para o Citi é uma temática muito importante. O Citi foi o primeiro banco no mundo a investir US$ 150 milhões de capital proprietário, lançando um fundo para investimento de negócios de impacto nos Estados Unidos, em janeiro desse ano.

Marcelo Millen, head de Equity Capital Markets do Citi Brasil.

Live 3

Sustentabilidade no contexto das empresas listadas em bolsa

Com Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, José Ribeiro de Andrade, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, e Gustavo Werneck, presidente e CEO da Gerdau.

No terceiro episódio do Citi Live série ESG o tema foi Sustentabilidade no contexto das empresas listadas em bolsa. Confira os destaques da live.

A série de lives sobre ESG (environmental, social and governance) organizada pelo Citi Brasil em parceria com a Rodhium Consultoria discutiu a sustentabilidade no contexto das empresas listadas em bolsa, e foi realizada no dia 12 de agosto.

Os painelistas foram Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, José Ribeiro de Andrade, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, e Gustavo Werneck, presidente e CEO da Gerdau, e foi mediada por Marcelo Millen, head de Equity Capital Markets do Citi Brasil, e Rachel Sampaio, sócia da Rhodium Consultoria e consultora do Laboratório de Inovação Financeira.

Temos percebido um número crescente de companhias se preparando para acessar o mercado de capitais no Brasil. Ao mesmo tempo, temos visto uma convergência acelerada de investidores institucionais locais e internacionais focados nos temas relacionados a ESG. E por fim, associados a esses dois grandes aspectos, temos percebido cada vez mais o interesse da sociedade em temas relacionados a mercado de capitais e sustentabilidade, por isso acreditamos que o tema que trazemos hoje, é um tema de profundo interesse.

Marcelo Millen, head de Equity Capital Markets do Citi Brasil.

Os participantes conversaram sobre as ações que cada empresa tem feito nas questões de ESG, como elas tem percebido o interesse dos investidores sobre essa temática, e os índices da B3 para empresas que adotam pilares sustentáveis.

Live 4

Práticas ESG no mercado brasileiro

Com Renato Franklin, CEO da Movida Rent a Car, Fabio Alperowitch, sócio-fundador da Fama Investimentos, e Marcio Correia, gestor de fundos na JGP.

A quarta live da série sobre ESG discutiu as práticas já adotadas pelas empresas brasileiras. Confira.

Os pilares ESG são cada vez mais estratégicos para as empresas. Essa foi uma das conclusões apresentadas na quarta Citi Live série ESG que discutiu as práticas adotadas pelas companhias brasileiras, no dia 19 de agosto.

Essa Live dá sequência ao programa institucional de cinco lives que o Citi Brasil tem realizado sobre o tema sustentabilidade, governança, inclusão social, investimento de impacto e inovação financeira.

Marcelo Millen, head de Equity Capital Markets do Citi Brasil e mediador da transmissão, junto com Rachel Sampaio, sócia da Rhodium Consultoria e consultora do Laboratório de Inovação Financeira.

Abordando as práticas ESG no mercado brasileiro, o encontro teve como painelistas Renato Franklin, CEO da Movida Rent a Car, Fabio Alperowitch, sócio-fundador da Fama Investimentos, e Marcio Correia, gestor de fundos na JGP.

Temas como o posicionamento do mercado para um desenvolvimento sustentável da prática e greenwashing foram apresentados durante a conversa, além da discussão sobre a importância da cultura ESG ser vista como algo estratégico e de gestão pelas empresas, não apenas por indicadores de performance (KPI).

Live 5

Ambiente institucional e inovação nas finanças sustentáveis

Com Gustavo Montezano, presidente do BNDES, Marcelo Barbosa, presidente da CVM, e Silvio Dulinsky, membro do comitê executivo do Fórum Econômico Mundial.

No último evento da série de lives sobre ESG o tema discutido foi “Ambiente Institucional e Inovação nas Finanças Sustentáveis”, e teve a participação de Marcelo Marangon, CCO do Citi Brasil.

A última live da série de cinco encontros especiais sobre ESG organizadas pelo Citi Brasil em parceria com a Rodhium Consultoria, em 26 de agosto, teve como convidados Gustavo Montezano, presidente do BNDES, Marcelo Barbosa, presidente da CVM, e Silvio Dulinsky, membro do comitê executivo do Fórum Econômico Mundial.

A conversa foi mediada por Marcelo Marangon, CCO do Citi Brasil, Marcelo Millen, head de Equity Capital Markets e Rachel Sampaio, sócia da Rhodium. Juntos, eles discutiram sobre o “Ambiente Institucional e a Inovação nas Finanças Sustentáveis”.

Para nós do Citi, os princípios de ESG e finanças sustentáveis estão no centro da nossa estratégia global de crescimento. Há três semanas, lançamos um novo desafio para facilitar as questões ambientais e iremos disponibilizar US$ 250 bilhões, nos próximos cinco anos, para esses financiamentos. Essa estratégia, integrada à estrutura de políticas ambientais e sociais do Citi, vai se concentrar em três áreas: transição para baixo carbono, risco climático e operações sustentáveis.

Marcelo Marangon, CCO Citi Brasil.

Durante pouco mais de uma hora, os painelistas e mediadores discutiram temas como a recuperação economia e o papel do capital privado e dos empresários, ações de inovação do laboratório de Inovação Financeira e do Sandbox Regulatório, as estratégias do BNDES e outros tópicos.