Governance

Uma boa governança é um princípio fundamental para o Citi. Trabalhamos para garantir que estamos liderando boas práticas nesta frente. Buscamos assegurar os mais altos padrões de conduta ética, reportando de forma fidedigna e transparente nossos progressos e desafios, e nos mantendo em compliance com leis, regulamentações e regras que regem nosso negócio e nossa indústria. Saiba mais em:

Relatório ESG 2022

Estrutura de Governança ESG do Citi

Nosso Conselho de Administração é formado por 54% de mulheres e 8% de indivíduos de grupos de origem racial ou étnica diversa. Saiba mais em:

Composição do Conselho de Administração

Gráfico Comitê Ejecutivo

O Código de Conduta do Citi explica os padrões que devem nortear nosso comportamento. Saiba mais em:

Código de Conduta

O objetivo dessa política é estabelecer princípios, diretrizes e procedimentos para as práticas sociais, ambientais e climáticas do Citi Brasil nos negócios e na relação com as Partes Interessadas, atendendo às Resoluções nº 4.945/21, 4.557/17 do Conselho Monetário Nacional, o Normativo SARB nº 14, da FEBRABAN. Saiba mais em:

Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática

O conglomerado prudencial Citibank Brasil, doravante designado Citi, em cumprimento à Resolução 4.658/2018 do Conselho Monetário Nacional, disponibiliza a seguir as linhas gerais da Política de Segurança Cibernética e Resposta a Incidentes do Citi. Saiba mais em:

Política de Segurança Cibernética

O Citi apoia a proteção e a elevação dos direitos humanos em todo o mundo, sendo guiado por princípios fundamentais de direitos humanos. Saiba mais em:

Declaração de Direitos Humanos

O Comitê ESG, na forma e periodicidade determinada em sua política interna de composição e atribuições, irá, com vistas a avaliação das ações do Citi Brasil estabelecidas na PRSAC e as descritas nesta página (i) monitorar o cumprimento das referidas ações; (ii) avaliar a efetividade das ações implementadas; (iii) identificar eventuais deficiências na implementação das ações e, em tal hipótese, adotar medidas para sua correção e aperfeiçoamento; e (iv) verificar produtos e serviços disponibilizados pelo Citi Brasil referentes a oportunidades de negócios relacionadas a aspectos de natureza social, ambiental e climática, para cada uma das ações.

Veja aqui o documento sobre as ações implementas e plano de ação sobre a PRSAC:

Efetividade das ações PRSAC

O Citi não faz negócios com empresas quando a devida diligência indicar que está inserida nas seguintes atividades:

  • Produção ou atividades que envolvam trabalho escravo moderno, tráfico de seres humanos ou trabalho forçado;
  • Produção ou atividades que envolvam formas prejudiciais ou exploradoras de trabalho infantil;
  • Construir ou operar penitenciárias privadas como negócio principal;
  • Corte ilegal de madeira, ou seja, colheita de madeira em violação das leis brasileiras;
  • Produção ou comércio de espécies de vida selvagem;
  • Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES), qualquer produto ou atividade considerada ilegal sob as leis ou regulamentações brasileiras;
  • Produção, distribuição ou venda de munições cluster, conforme definido pela Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Pesca de arrasto utilizando redes com mais de 2,5 km de comprimento.

Além disso, o Citi não fornecerá serviços financeiros relacionados a projetos com as seguintes características:

  • Novas minas de carvão ou expansão significativa de minas existentes;
  • Novas centrais elétricas a carvão que iniciaram operações após 2018, ou expansão das plantas existentes;
  • Exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás no Círculo Polar Ártico;
  • Projetos que impactam negativamente o Outstanding Universal Value da UNESCO;
  • Projetos de mineração que utilizam eliminação de resíduos submarinos;
  • Financiamento à cadeia de soja sem a devida comprovação de rastreabilidade.

O Comitê ESG, grupo multidisciplinar composto por todas as linhas de defesa do Citi Brasil, foi constituído para monitorar, avaliar e propor avanços nas matérias de Natureza Sociais, Natureza Ambiental e Natureza Climática do Citi Brasil, em linha com a sua Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática.

O Comitê ESG é liderado pelas áreas de Risco e Relações Públicas. Além disso, é composto também pelas principais áreas de Negócios do Citi Brasil, Compliance, Realty Services, Jurídico, Finanças, Risco Operacional e RH. As áreas de Auditoria Interna e Controles também participam das reuniões, como convidados permanentes.

O Citi adota uma cultura inclusiva e aberta, e por isso incorporamos diversos interesses do nossos stakeholders em nossas decisões de negócios. Acreditamos que por meio do compartilhamento de conhecimento e recursos podemos prover os melhores serviços e produtos para nossos clientes, contribuindo para a resiliência de longo prazo dos negócios. Fazemos isso por meio do engajamento com clientes, comunidades, funcionários, reguladores, ONGs e fornecedores, entre outros. Entre os principais canais usados, estão reuniões com clientes para troca de informações sobre nossas práticas e compromissos ESG, bem como políticas de risco socioambiental; redes sociais; reuniões recorrentes com as ONGs que apoiamos via Associação +Esperança e Citi Foundation; intranet, e-mails e demais canais de comunicação com funcionários; pesquisa de engajamento de colaboradores; treinamentos online; associações, workshops e outros eventos sobre o tema.

O Citi Brasil realiza o contínuo engajamento com as Partes Interessadas de forma a criar, manter e fortalecer vínculos mutuamente benéficos. Para entrar em contato, preencha o formulário no link: