Diversidade no Citi

No Citi, o olhar para as pessoas se traduz em uma série de iniciativas que estimulam nossos talentos a desenvolverem suas carreiras e contribuírem da melhor forma para o progresso e crescimento. Temos o compromisso de construir todos os dias um ambiente aberto e inclusivo que nos permita renovar continuamente o desafio de ser o melhor banco para nossos clientes, funcionários e comunidades em que atuamos.

Em linha com a estratégia global do Citi, a agenda de diversidade e inclusão está entre os compromissos e prioridades da liderança do banco. No Brasil, no início de 2019 demos início à atuação dos Affinity Leads, que estão liderando iniciativas em diversas frentes.

Affinities Citi Brasil

Uma das agendas para a inclusão étnica no Citi tem como foco o ingresso no mercado de trabalho. Para ampliar as oportunidades, mantemos parceria com instituições como a Faculdade Zumbi dos Palmares (Unipalmares) e o Instituto Febraban de Educação (INFI). Além dos estudantes da Unipalmares e INFI, o Citi recebe candidatos afrodescendentes de todos os processos seletivos em todos os estágios de carreira.

Objetivos e metas:

  • Trabalhar com a equipe de gestão do Citi para apoiar os esforços de recrutamento, bem como o desenvolvimento e retenção de profissionais.
  • Meta: aumentar a representatividade dos negros no Citi, que atualmente conta com 12% e 5% nos cargos de liderança.

Destaques:

  • 11% dos estagiários ativos no banco.
  • Parceria com Unipalmares: 50% das vagas de estágio no Citi para afrodescendentes.
  • Parceria com INFI: capacitação de 180 jovens e 2 contratações em 2018.
  • Parceria com TalentoTotal e Harvard Business School: encontro para incentivo a jovens negros brasileiros se candidatarem a vagas de MBA na universidade americana.
  • Criação em 2019 do Programa de Mentoria para funcionários afrodescendentes.

A igualdade de gênero é uma das ações que consolidam avanços importantes em todo o mundo. No Brasil, temos trabalhado fortemente no tema, com programas diferenciados para atração, desenvolvimento e retenção de mulheres em nossos times, além da conscientização sobre o tema por meio de palestras e workshops.

Objetivos e metas:

  • Atrair, promover e reter talentos femininos no Citi.
  • Tornar-se a escolha de mulheres talentosas que desejam liderar no mercado financeiro.
  • Promover a liderança de mulheres para funcionários, times e gestores no Citi.
  • Meta: 35,6% de mulheres em posição de liderança em 2019 e 40% até 2021.

Destaques:

Pay Equity

Em uma iniciativa global e focada na transparência, em 2019 o Citi comunicou o "gender gap" entre homens e mulheres e deu andamento à ação de equidade salarial (pay equity) para todos os seus funcionários no mundo.

Índice de Igualdade de Gênero, da Bloomberg (GEI 2019)

O Citi faz parte da lista de empresas que compõem o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg (Bloomberg Gender-Equality Index – GEI 2019) pela transparência na comunicação e relatórios, compromisso com a equidade salarial entre homens e mulheres e avanço em suas práticas voltadas à igualdade de gênero.

Mentoring para mulheres

Em parceria com o grupo de Women Affinity, mais de 200 funcionárias já participaram do programa de mentoria, com o objetivo de desenvolver carreira e ampliar exposição, visibilidade e oportunidades internas.

Workshop "Elevating Women in Leadership"

Em 2019 mais de 300 pessoas foram capacitadas sobre práticas para apoiar mulheres a alcançarem posições de liderança. O workshop foi desenvolvido em parceria com a consultoria Lee Hecht Harrison.

Mulheres em posição de liderança

Atualmente, no Brasil temos 35,6% de mulheres em posição de liderança.

O Citi desenvolve uma série de projetos por iniciativa própria e em conjunto com entidades parceiras para viabilizar a contratação de pessoas com deficiência. Isso exige que o ambiente esteja preparado para recebê-las. Ao todo, o Citi conta com 102 pessoas com deficiência.

Objetivos e metas:

  • Atrair, desenvolver e reter talentos com deficiência.
  • Identificar e intensificar a comunicação sobre oportunidades de desenvolvimento de carreira e treinamento.
  • Identificar e implementar iniciativas para apoiar a mudança cultural em relação à população com deficiência.
  • Exercer empatia, "colocar-se no lugar de outra pessoa", como forma de desenvolver uma cultura inclusiva.

Destaques:

Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência

Premiação do Governo do Estado de São Paulo que destaca as empresas com melhores práticas para pessoas com deficiência. O Citi foi destaque nos rankings das edições de 2014, 2015 e 2016.

Investimento em acessibilidade arquitetônica

Rampas, catracas elevadores, banheiros e outros ambientes preparados que pessoas com deficiência possam exercer plenamente suas funções.

A colaboração e a convivência de gerações são características essenciais para cultivar um ambiente atento à evolução da sociedade e aberto a inovações.

Objetivos e metas:

  • Promover fórum de discussões entre gerações no Citi.
  • Promover uma cultura em que os funcionários mais jovens tenham a oportunidade de oferecer perspectivas novas e diferentes para funcionários mais experientes, enriquecendo nossas melhores práticas.
  • Meta: melhorar o desenvolvimento, atração e retenção de millennials no Citi.

Destaques:

Mentoria Reversa

Em 2019, lançamos o Programa de Mentoria Reversa, que promove o encontro de jovens líderes e líderes mais experientes para romper paradigmas e debater temas estratégicos como cultura empresarial, tecnologia, diversidade, entre outros. Mais de 30 pessoas já participaram do Programa de Mentoria Reversa.

Com forte presença global, em quase 100 países, priorizamos um ambiente diverso e multicultural, que represente nossos clientes e comunidades onde estamos presentes.

Objetivos e metas:

  • Promover uma cultura de inclusão e fóruns para estrangeiros/comunidade de expatriados expressarem suas opiniões sobre a transição para o Brasil e os desafios enfrentados dentro e fora do trabalho.
  • Direcionar iniciativas para contribuir com iniciativas da comunidade ou questões levantadas em reuniões quinzenais.

Destaques:

Programas Gema e Citizens

Focados na atração de jovens para atuação em diferentes países, os programas fortalecem a identidade global e a diversidade no Citi. Durante dois anos, os participantes têm contato com diferentes áreas de negócios e passam por desenvolvimento de competências voltadas à liderança. Especificamente para o Gema, qualquer funcionário pode participar do processo seletivo para passar pelo ciclo completo de desenvolvimento e aceleração de carreira.

Conheça mais desses programas nas comunicações internas do Citi Global.

Ações para reduzir o viés inconsciente

O Citi tem promovido uma série de fóruns internos para capacitar funcionários sobre o viés inconsciente, conjunto de estereótipos que mantemos sobre diferentes grupos de pessoas e que pode impactar negativamente a diversidade no ambiente de trabalho. Além dos fóruns, em 2019 o Programa de Trainees contou com uma inovação no processo de seleção. A metodologia blind (às cegas) foi utilizada em toda a etapa inicial, reduzindo a chance de decisões influenciadas pelo viés inconsciente.

Ao longo dos últimos anos, o Citi vem promovendo a discussão sobre avanços das práticas empresariais para inclusão do público LGBTQ+. As ações envolvem desde a associação a movimentos que reforçam a necessidade de evolução do tema até a realização de fóruns internos e externos.

Objetivos e metas:

  • Incentivar os funcionários que se identificam com a missão, as metas e os objetivos a participar da rede de network.
  • Promover atividades voltadas ao desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários LGBTQ+.
  • Auxiliar a equipe de RH nos processos de recrutamento, desenvolvendo e retendo funcionários da comunidade LGBTQ+ bem como membros da rede de network, em alinhamento com a estratégia do Citi.

Destaques:

Carta de Apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBTQ+ nos Locais de Trabalho no Brasil

Assinada em 2018 por 32 grandes empresas e organizações não governamentais no Brasil para reafirmar políticas de respeito às populações minorizadas, historicamente excluídas e socialmente vulneráveis, com destaque às lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer ou não binário, intersexo e assexuais (LGBTQ+).

Apoio ao OUTStand, liga LGBTQ+ da indústria financeira no Brasil

Em 2019, o Citi foi anfitrião pela primeira vez do tradicional brunch do OUTStand, liga LGBTQ+ da indústria financeira no Brasil. Cerca de 350 pessoas estiveram presentes no encontro que antecedeu a Parada do Orgulho LGBTQ+ na Av. Paulista.